Acidigital
As primeiras imagens dos restos mortais do papa Francisco na capela de Santa Marta, onde ele morava no Vaticano, foram divulgadas hoje (22) pela Santa Sé.
O papa morreu ontem (21), às 7h35 (horário de Roma), de um acidente vascular cerebral e colapso cardiocirculatório.

Depois da morte do papa Francisco, o diretor dos serviços de saúde da Santa Sé, Andrea Arcangeli, examinou o corpo e emitiu um atestado de óbito.
Os restos mortais do papa foram então vestidos com uma batina branca e transferidos para a capela privada papal para o “rito de confirmação da morte e sepultamento”, conduzido pelo camerlengo, cardeal Kevin Farrell.

Depois das orações, o corpo do papa Francisco, vestido com paramentos litúrgicos vermelhos, mitra e pálio, foi colocado diretamente em um simples caixão de madeira com revestimento de zinco, dispensando o uso do catafalco, a estrutura elevada onde os papas geralmente eram exibidos.

Na tarde de ontem, foi também foi aplicado o procedimento de sigilo, uma tradição milenar do Vaticano que consiste em selar e proteger os apartamentos papais — tanto no Palácio Apostólico quanto na Casa Santa Marta — imediatamente depois da morte do papa. Seu objetivo é proteger documentos pessoais e garantir uma transição ordenada de poder na Igreja.
Os cardeais se reuniram para sua primeira congregação geral na manhã de hoje (22) e decidiram que o corpo do papa Francisco será transferido da capela particular para a Basílica de São Pedro na quarta-feira, 23 de abril, às 9h (horário local), onde os fiéis poderão prestar suas homenagens.