Acidigital
Peregrinos de todo o mundo cruzam a porta santa da basílica de São Pedro, no Vaticano, que o papa Francisco abriu na terça-feira (24), na véspera de Natal, para dar início ao Jubileu 2025.
Fiéis de várias partes do mundo e vários estados de vida já cruzaram a porta santa, que simboliza Cristo.
O papa Francisco disse na quarta (25), Solenidade de Natal, que “a porta do coração de Deus está sempre aberta, voltemos para Ele”.
“Voltemos para Ele! Regressemos ao coração que nos ama e perdoa! Deixemo-nos perdoar por Ele, deixemo-nos reconciliar com Ele! Deus perdoa sempre! Deus perdoa tudo! Deixemo-nos perdoar por Ele!”, exortou o papa.
“Este é o significado da Porta Santa do Jubileu, que abri ontem à noite aqui em São Pedro: representa Jesus, a Porta da salvação aberta a todos”, disse Francisco.
“Jesus é a Porta; é a Porta que o Pai misericordioso abriu no meio do mundo, no meio da história, para que todos possamos voltar para Ele”.
“Irmãos e irmãs, não tenhais medo! A Porta está aberta, a porta está escancarada! Não é necessário bater à porta. Ela está aberta! Vinde!”, disse o papa Francisco.
Nos próximos dias, outras portas santas serão abertas em Roma: amanhã (26), festa de santo Estevão, será aberta a porta santa da prisão de Rebibbia, na periferia de Roma.
As portas santas nas outras três basílicas papais em Roma: são João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros serão abertas, respectivamente, em 29 de dezembro; em 1º de janeiro, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus; e em 5 de janeiro.
O Jubileu da Esperança, que celebra o 2025º aniversário do nascimento do Menino Jesus, vai terminar oficialmente em 6 de janeiro de 2026, solenidade da Epifania do Senhor.