O programa Ponto de Vista do sábado 23/11, teve como destaque o ‘Dia da Consciência Negra'(20/11).
“O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é um feriado nacional celebrado em 20 de novembro e foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.
Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.”
“Por que dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra?
A data da morte de Zumbi dos Palmares, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.
Com isso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil, e o Treze de Maio, data em que a abolição da escravatura aconteceu, foi deixado de escanteio. O argumento utilizado é que o Treze de Maio representa uma “falsa liberdade”, uma vez que, após a Lei Áurea, os negros foram entregues à própria sorte e ficaram sem nenhum tipo de assistência do poder público.”
“O que o Dia da Consciência Negra representa?
Além das questões que envolvem Zumbi e o Quilombo dos Palmares, o Dia da Consciência Negra é uma data significativa, pois traz luz a questões importantes: o racismo e a desigualdade da sociedade brasileira. É uma data que relembra a luta dos africanos escravizados no passado e que reforça a importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade mais justa.”
(Fonte: Brasilescola)
CONVIDADAS:
– Maria de Lourdes dos Santos: Professora da Faculdade de Educação da UFGD, Membro da Comissão de Heteroidentificação (Cotas para Negros), Membro do Núcleo de Pesquisadores Negros (NEAB), Pesquisadora de temáticas étnico raciais , Proponente do curso de formação de professores de Educação Escolar Quilombola da UFGD (com início em 2025)
– Dra. Diva Rigato – Coordenadora da Anan (Associação Nacional da Advocacia Negra)
– Eva Patrícia Braga Fernandes: Participa do Projeto Ânimo (Produção de alimentos sem agrotóxicos nas aldeias e no quilombo) Membro da CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades ) e da Mesa Quilombola Estadual. Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do MS;
– Rosana Alexandre da Silva – Bióloga, do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) Dourados/MS;
O programa Ponto de Vista tem a apresentação do Padre Alexsandro da Silva Lima com produção de Ozair Sanábria e do Jornalista Reynaldo Felix e vai ao ar na Rádio Coração 95,7 FM todos os sábados das 7h30 às 9h.