Acidigital
Hoje (15), quando a Igreja celebra a solenidade da Assunção de Maria, começa também a Quaresma de São Miguel, que surgiu por inspiração de são Francisco de Assis e se conclui no dia 29 de setembro, com a festa dos santos arcanjos. A rede social de oração Hozana disponibiliza uma “Quarentena de São Miguel em vídeo”, animada pelo movimento eclesial Aliança de Misericórdia.
“A Quarentena de São Miguel Arcanjo é um tempo forte de conversão e graça, uma oportunidade que recebemos de nos aproximarmos de Deus, de oferecermos sacrifícios e orações em reparação dos nossos pecados”, diz Hozana. “Ela nos oferece uma oportunidade valiosa para refletirmos sobre nossa caminhada, nos oferece as armas e ferramentas para lutar a batalha espiritual e fortalecer nossa fé”, acrescenta.
Trata-se, diz a rede social de oração, de “um momento propício para buscar a proteção e a intercessão de São Miguel Arcanjo, confiando em sua poderosa intercessão e no auxílio divino”. Segundo o artigo “Quaresma de São Miguel Arcanjo, uma tradição franciscana”, publicado pelo site oficial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, são Francisco de Assis costumava se dirigir ao Monte Alverne para fazer uma quaresma a são Miguel. “Na proximidade de 14 de setembro, festa da Exaltação da Santa Cruz, Francisco tem a visão do Serafim Alado e Crucificado e recebe os estigmas”, conta. Isso aconteceu em 1224.
O site destaca que são Francisco tinha um “espírito de oração e sacrifício” muito grande. “Tanto que realizava por ano três quaresmas – todas elas no Alverne – além de outro período de jejum e oração em honra da Mãe de Deus pela qual tinha doce e especial amor, que ia da festa de São Pedro e São Paulo até a festa da Assunção”.
O site conta que são Francisco tinha “uma devoção especial” a são Miguel, que tem “o papel de introduzir as almas no paraíso”. São Francisco sabia da “autoridade” e “auxílio” que são Miguel “tem em exercício das almas em salvá-las no último instante da vida e o poder de ir ao purgatório retirá-las de lá”.
“Esse era o principal motivo pelo qual Francisco realizava sua quaresma e isso é relatado na legenda Terusiana (número 93) de sua biografia, na qual o santo vai dizer no ano de 1224, ano em que recebeu os Estigmas no Monte Alverne: ‘Para honra de Deus, da bem-aventurada Virgem Maria e de São Miguel, Príncipe dos Anjos e das almas, quero fazer aqui uma quaresma’”, conta o site. A rede social de oração Hozana diz que a quaresma de são Miguel pode ser rezada “individualmente ou com outra pessoa, em família, em comunidade ou grupo”, por “40 dias do dia 15 de agosto e término no dia 29 de setembro(exceto os domingos)”. Durante esse período, os participantes são “convidados à oração, penitência e busca de uma vida mais virtuosa”.
Ao longo dos dias, serão enviados lembretes e o link da novena para quem participa do grupo no WhatsApp.
Para rezar a quaresma, Hozana orienta que sejam reservados 15 minutos por dia para a oração, em um horário que seja o melhor para a rotina, para preservar o silêncio durante a oração. Também recomenda que se escolha um local que permita a oração, que seja acesa uma vela abençoada diante de uma imagem ou estampa de são Miguel Arcanjo e rezar diariamente as orações que estão nos vídeos. Deve-se ainda oferecer uma penitência durante os 40 dias.
Oração de consagração a são MiguelÓ príncipe nobilíssimo dos anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da glória do Senhor, terror dos espíritos rebeldes, amor e delícia de todos os anjos justos, meu diletíssimo Arcanjo São Miguel, desejando eu fazer parte do número dos vossos devotos e servos, a vós, hoje, me consagro, me dou e ofereço, e ponho-me a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence debaixo da vossa poderosíssima proteção.
É pequena a oferta do meu serviço, sendo como sou um miserável pecador, mas vós engrandecereis o afeto do meu coração; recordai-vos que, de hoje em diante, estou debaixo do vosso sustento e deveis assistir-me em toda a minha vida e obter-me o perdão dos meus muitos e graves pecados, a graça de amar a Deus de todo coração, ao meu querido Salvador Jesus Cristo e a minha Mãe Maria Santíssima.