(Notícias ZENIT / Cidade do Vaticano, 15/02/2024).- A partir de 17 de fevereiro , por ocasião do tempo litúrgico da Quaresma, os Museus do Papa oferecem, durante seis sábados consecutivos , uma visita guiada especial por um percurso temático que traz visitantes às obras e artistas das coleções vaticanas que maioritariamente representaram, durante séculos, os episódios da Paixão e Ressurreição do Senhor .
O roteiro do museu percorre as representações dos acontecimentos centrais da vida de Jesus, desde os sarcófagos dos primeiros cristãos, decorados com imagens da Morte e da Ressurreição, até as obras-primas preservadas na Pinacoteca do Vaticano: primeiro, a Descida de Caravaggio e sua admirável representação do corpo lívido do Cristo morto.
A etapa final desta “viagem” única, ao mesmo tempo histórica, artística e espiritual, será naturalmente a Capela Sistina com o triunfo da esperança cristã que brilha no Julgamento Universal de Michelangelo . Uma experiência e uma visita para todos, também para famílias com crianças (idade recomendada a partir dos 6 anos).
As visitas guiadas, realizadas em italiano ou inglês , são totalmente acessíveis a pessoas com deficiência sensorial, motora e intelectual (reservas no endereço de e-mail [email protected] ) ou no site dos Museus: https://www.museivaticani .va/.