AciDigital
Hoje (12) é a festa de santo Antônio Maria Pucci, que caminhava sem tocar o chão e se elevava no ar durante a missa por causa de um dom sobrenatural dado por Deus.
Santo Antônio Maria (1819-1892) nasceu em Poggiole di Vernio, norte da Itália, e seu nome civil era Eustachio Pucci. O Dicastério para a Causa dos Santos diz que ele vinha de uma família camponesa e que gostava muito de ajudar o pai na arrumação do templo e na comunhão.
Entrou na comunidade dos Servos de Maria, escolheu o nome Antônio Maria e foi ordenado sacerdote em 1843. Foi nomeado pároco da igreja de Sant’Andrea em Viareggio, onde fez um serviço admirável promovendo associações e servindo aos doentes de cólera.
O dicastério da Santa Sé diz que os fiéis “muitas vezes o encontravam absorto, até o viam levantar-se do chão ou caminhar sem apoiar os pés no exercício do seu ministério, a tal ponto que muitos exclamavam: ‘Ele parece um anjo!’”.
O site italiano de santos Santi e Beati acrescenta que os fiéis “observavam com espanto como ele se levantava um palmo do chão no momento da consagração na missa, ou como caminhou sem colocar os pés no chão enquanto ia visitar os doentes”.
Santo Antônio Maria, que era muito devoto de Nossa Senhora das Dores e morreu de uma pneumonia devastadora em 1892, dizia: “Não é preciso ter uma vida longa, mas é preciso aproveitar o tempo que Deus dá para cumprirmos o nosso dever”.
Há na história alguns santos que levitavam acima do chão absortos em oração, mas o milagre de vê-los mover-se de um lugar para outro pelo ar não é muito comum.
Outro santo que se moveu pelos ares foi são José de Cupertino, o “santo voador”, que ajudou alguns trabalhadores carregando uma pesada cruz pelo céu até uma montanha.