20/04/2020 13h23
Programa Emergencial de Manutenção do Emprego para enfrentar efeitos econômicos da Covid-19
Pe. Fernando Lorenz
Programa Ponto de Vista:
Apresentação / Pe. Fernando Lorenz
Produção: Ozair Sanábria e Jornalista – Reynaldo Felix
Sonoplastia: Alecsander Almeida
Data : 18/04/2020
Governo Federal lança Programa Emergencial de Manutenção do Emprego para enfrentar efeitos econômicos da Covid-19
Para enfrentar os efeitos econômicos da pandemia da COVID-19, o governo federal lançou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Serão preservados até 8,5 milhões de empregos, beneficiando cerca de 24,5 milhões trabalhadores com carteira assinada.
O principal objetivo da medida é reduzir os impactos sociais relacionados ao estado de calamidade pública e de emergência de saúde pública.
O programa prevê a concessão do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda aos trabalhadores que tiverem jornada reduzida ou contrato suspenso e ainda auxílio emergencial para trabalhadores intermitentes com contrato de trabalho formalizado, nos termos da medida provisória. Custeada com recursos da União, essa compensação será paga independentemente do cumprimento de período aquisitivo, do tempo de vínculo empregatício ou do número de salários recebidos.
A estimativa é de que o investimento total seja de R$ 51,2 bilhões.
Pelas estimativas da Secretaria de Trabalho, sem a adoção dessas medidas, calcula-se que 12 milhões de brasileiros poderiam perder seus empregos, destes, 8,5 milhões requisitariam o seguro desemprego e os outros 3,5 milhões precisariam buscar benefícios assistenciais para sobreviver.
CONVIDADOS:
-
Antônio Marcos – Diretor do Procon Dourados-MS
-
Gisele Maciel Rodrigues Graduada em Ciências Contábeis com e especialização – Auditoria e Perícia Contábil UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul;
-Nilson Aparecido dos Santos – Presidente da ACED (Associação Comercial e Empresarial de Dourados)
-
Content section component