12/06/2019 11h11
Ponto de Vista debate Obesidade Infantil
Pe. Crispim Guimarães
Programa Ponto de Vista:
Apresentação / Pe. Crispim Guimarães
Produção: Ozair Sanábria e Jornalista – Reynaldo Felix
Sonoplastia: Alecsander Almeida
Data 08 /Junho/ 2019
Tema : 03 de Junho foi Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil.
Segundo estudo publicado nesta terça-feira na revista científica The Lancet, a taxa global de obesidade em crianças disparou em 41 anos. Por outro lado, o índice de baixo peso caiu.
O Brasil segue na mesma direção. Entidades de saúde alertam que, se não houver uma mudança de rumo, o país, assim como a população global, enfrentará um forte crescimento de doenças associadas à obesidade, como diabetes, pressão arterial elevada e doenças de fígado.
De acordo com o estudo divulgado na Lancet, a prevalência de obesidade global em meninas saltou de 0,7% em 1975 para 5,6% em 2016. Em meninos, a alta foi ainda maior: saiu de apenas 0,9% em 1975 para 7,8% em 2016. Como consequência, 124 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos ao redor do mundo estavam obesos em 2016.
Os pesquisadores do estudo, coordenado pela universidade inglesa Imperial College London e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alertam que, se a obesidade continuar crescendo nos níveis das últimas décadas, em cinco anos o mundo terá mais crianças e adolescentes obesos do que com baixo peso.
CONVIDADOS:
-
Prof. Luciana De Souza Penhalbel Silva –
Nutricionista – Instituto de Videocirurgia e Tratamento de Obesidade Dourados/MS; -
Juliana Pelegrinelli – Psicóloga Clínica e Hospitalar, Psicóloga Organizacional com especialização em Leitura Biológica e formação em Constelações Sistêmicas Familiares, Segundo Bert Hellinger;
-
Dr. Paulo Serra Baruki – Endócrino – Pediatria Dourados/MS;
-
Catharina Maia de Fátima do Sul/MS, atualmente residindo em Curitiba/PR – 18 anos e realizou a cirurgia Bariátrica com 16 anos.
-
Content section component