21/02/2018 10h41
Campanha da Fraternidade 2018 é tema do ‘Ponto de Vista’
Pe. Crispim Guimarães
Programa Ponto de Vista:
Apresentação / Pe. Crispim Guimarães.
Produção: Ozair Sanábria e Jornalista – Reynaldo Felix
Sonoplastia: Marlon Fábio
Data 17/ Fevereiro /2018
Tema: Campanha da Fraternidade 2018
Na manhã do dia 12/02, quarta-feira de Cinzas, a CNBB (Conferência dos Bispos do Brasil) lançou oficialmente a Campanha da Fraternidade 2018 com o tema oficial é “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).
O evento teve transmissão ao vivo pelas emissoras de televisão de inspiração católica.
Estatísticas:
O Atlas da Violência 2017, produzido pelo Ipea, indica a necessidade de aprimorar o controle do uso de armas no país, além de revelar o perfil da maior parte das vítimas da violência: homens, jovens, negros e com baixa escolaridade.
No entanto, também é alarmante o número de vítimas de outras categorias, como mulheres: em 2015, 4.621 mulheres foram assassinadas no Brasil, o que corresponde a uma taxa de 4,5 mortes para cada 100 mil mulheres.
O próprio relatório recorda, no entanto, que este número representa uma pequena ponta do iceberg, já que as mulheres também são vítimas de outras formas de violências (física, psicológica e material) que são motivadas por uma cultura patriarcal e que passam invisíveis aos olhos da sociedade.
Convidados:
Dom Leonardo Steiner – Secretário-geral da CNBB;
Sueli Diniz Magalhaes – Coordenadora Diocesana da CF;
Hélder Ferreira – Técnico de planejamento e pesquisa do IPEA elaborou o ‘Atlas da Violência 2017’. Dados estatísticos que serviram de base para CF 2018;
Leandro Barboza – Psicólogo, advogado e policial.
Robson Sávio Reis Souza – Professor da PUC Minas Gerais, doutor em Ciências Sociais e especialista em Segurança Pública, além de membro associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Um dos colaboradores na redação do texto base da Campanha da Fraternidade 2018, Belo Horizonte/MG;
-
Content section component