02/08/2016 09h58
Seminário da 1ª infância de Dourados
O encontro foi realizado no plenário da Câmara Municipal da cidade nos dias 22 e 23/07
Da redação
O “Marco Legal da Primeira Infância”, a Lei 13.257/2016, que propõe diretrizes e políticas públicas para as crianças de zero a seis anos foi o tema do seminário realizado em Dourados. O evento, aberto à comunidade, aconteceu na sexta-feira e no sábado, dias 22 e 23 de julho, na Câmara de Vereadores de Dourados, numa iniciativa do deputado federal Geraldo Resende (PSDB/MS), e da Frente Parlamentar da Primeira Infância, com apoio de diversas instituições.
A abertura do evento foi feita com uma palestra proferida pelo ministro Osmar Terra, do Desenvolvimento Social e Agrário, criador da Frente Parlamentar da Primeira Infância. O senador José Medeiros (PSD-MT), atual presidente da frente, também fez uma palestra, no sábado.
“O objetivo principal é contribuir para a adequada aplicação da Lei 13.257/2016”, afirma o idealizador do Seminário, deputado federal Geraldo Resende.
Segundo o parlamentar, que também é médico, a Primeira Infância é o período que vai desde a concepção até os seis anos de idade. “Estudos tem demonstrado que quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento nessa faixa de idade, maiores são as chances de que as pessoas se tornem adultas mais equilibradas e preparadas para a vida”, explica.
- Marco Legal
A primeira palestra será amanhã, às 19h40, proferida pelo deputado federal licenciado Osmar Terra, atualmente ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Agrário. Ele falará sobre “A importância da primeira infância e a trajetória de construção do Marco Legal da Primeira Infância”.
Ao final do evento foi proposto a realização de um “Pacto Douradense pela Primeira Infância” com base nas ações previstas na nova legislação, tais como a criação do Comitê Estadual da Primeira Infância e os Comitês Municipais.
ou com o apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, da Prefeitura de Dourados, Câmara de Vereadores, Senado Federal, Governo do Estado, Secretaria de Estado de Educação (SES), Secretaria Estadual de Saúde (SES), UNICEF e o Conselho Tutelar.
Fotos : Estanislau Sanábria
-
Content section component