Balanço da operação Ágata 9
A Operação Ágata 9 iniciada na manhã de 22 de julho de 2015, encerrada as 23:59 hs de 31 Jul, em toda extensão da fronteira oeste brasileira, atingiu plenamente os objetivos propostos. Impactou positivamente na sensação de segurança, intensificando a presença do Estado na Faixa de Fronteira e combatendo os crimes transfronteiriços, tais como: narcotráfico, contrabando de armas, munições e veículos, contrabando, descaminho e crimes ambientais.
A Operação foi coordenada pelo Ministério da Defesa, por meio do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e conta com a participação do Ministério da Justiça e do Ministério da Fazenda
A Área de Operações Oeste compreende os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rondônia, cerca de 4.500 quilômetros de fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai. Entre outros, foram apreendidos cerca de 4 toneladas de maconha, 1.260 m³ de madeira ilegal, 13.000 litros de combustível e, foram efetuadas 34 prisões. Foram realizadas, também, 50.362 vistorias em veículos e embarcações e realizadas 9 interceptações de aeronaves suspeitas.
Participaram da Operação cerca de 11.0000 militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, em integração com cerca de 600 agentes das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Rodoviária Estadual, Militar e Civil e de diversas agências governamentais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Receita Federal, Defesa Civil-MS, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Grupo Especial de Fronteira – MT (GEFRON), Agencia Nacional da Aviação Civil (ANAC) e Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Foram empregadas 340 viaturas, 76 embarcações e 26 aeronaves das Forças Armadas
Além do combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, a Operação Ágata 9 realizou Ações Cívico-sociais (ACISO), levando atendimento médico, odontológico e hospitalar a populações de localidades isoladas e menos assistidas. Foram realizados 4.027 atendimentos médicos, 2.675 atendimentos odontológicos, 6.653 atividades de prevenção de saúde e distribuídos 11.500 medicamentos.
No contexto das Operações, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, localizada em Dourados/MS, foi responsável por cerca de 650 Km quilômetros de faixa de fronteira com o Paraguai, desde os limites de CARACOL até o município de MUNDO NOVO, atuando dentro dos limites da Faixa de Fronteira (da linha até 150 Km para o interior do nosso território). No período da operação foram revistados 16.809 carros, 3.695 motos, 1.468 caminhões, 644 ônibus e 670 pessoas. As Unidades da Brigada envolvidas ocuparam 184 Postos de Bloqueio e Controle de Estrada (PBCE), realizaram 153 Patrulhas Terrestres, 8 Patrulhas Fluviais e 3 Reconhecimentos Aéreos.
Participaram da Operação, diariamente, cerca de 1700 (Hum mil e setecentos) militares da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e aproximadamente 70 (setenta) integrantes dos órgãos de segurança pública e fiscalização. Dessa ação conjunta foram apreendidos 1.670,695 Kg de maconha, 16 armas de fogo e munições diversas, e 611 volumes de mercadorias caracterizando descaminhos como pneus, amortecedores, eletrônicos, roupas, bebidas, entre outros.
A essência das operações interagências foi plenamente atingida. Nelas, as Forças Armadas buscaram, mais que tudo, apoiar os órgãos e segurança pública e de fiscalização para que estas, realmente, pudessem bem executar suas missões de proporcionar segurança à população.
Em relação às Ações Cívico Sociais (ACISO), na área da Brigada foram desenvolvidas ACISO nos municípios de Dourados, Nioaque, Maracajú, Ponta Porã, Aral Moreira, Caracol, Amambai, com os seguintes resultados: 423 atendimentos médicos, 316 atendimentos odontológicos, 595 atividades de prevenção de saúde e distribuídos cerca de 419 kit de higiene bucal, 263 cortes de cabelo, bem como mais de 1000 pessoas forma beneficiadas com palestras sobre prevenção ao alcoolismo, nutrição, doenças sexualmente transmissíveis, procedimentos alimentares, oficinas de escovação dentária, entre outros. Também, foram realizadas atividades culturais e recreativas tais como; apresentações da Banda de Música, exposição de material do Exército, dentre outras.]
Quartel em Dourados-MS, 1º de agosto de 2015.
4ª BRIGADA DE CAVALARIA MECANIZADA
Seção de Comunicação Social – (67) 3416 9416
-
Content section component