‘7 de Setembro’ – Somos realmente um país independente?
Programa Ponto de Vista:
Apresentação / Pe. Crispim Guimarães;
Produção: Ozair Sanábria e Jornalista – Reynaldo Felix
Sonoplastia: Marlon Fábio
Data 06 /Setembro/ 2014
Tema:
‘7 de Setembro’ – 192 anos de Independência. O Brasil realmente é um país independente?
Nesse domingo (7) o Brasil comemora 192 anos de independência, fato que representa o processo que culminou na emancipação política do território brasileiro do Reino de Portugal, no início do Século XIX.
De acordo com a historiografia clássica do Brasil, no dia 7 de setembro, às margens do Riacho Ipiranga, onde atualmente é situada a cidade de São Paulo, o príncipe e regente do país, Dom Pedro de Alcântara Bragança (Dom Pedro I) teria bradado perante a sua comitiva o famoso “Grito do Ipiranga”, ao bradar “Independência ou Morte!”. Essa versão é contestada por alguns historiadores em nossos dias.
Apesar de muitos países serem politicamente independentes quase todos possuem intensas relações com outras nações, principalmente no que se refere à economia.
Tal aspecto é a principal característica da globalização, a qual fica evidente em épocas de crise, como aconteceu em 1929, nos Estados Unidos, e que atingiu países de mundo inteiro. Portanto, para uma nação ser considerada totalmente independente, ela não deve apenas deixar de ser uma colônia, mas sim possuir total autonomia político, cultural e econômica, o que não é encontrado em nenhum país do planeta.
Participações :
Dra. Claudia Almeirão: Promotora de Justiça do Min. P. Estadual;
Protácio Langer : Prof. História / UFGD;
André Mazzini – Sociólogo e Prof. História da Comunicação Unigran(Por telefone).
-
Content section component