”Ponto de Vista’ fala do dia mundial de conscientização da violência contra pessoa idosa
Programa Ponto de Vista:
Data 14 / Junho/ 2014
Apresentação / Pe. Crispim Guimarães.
Produção: Ozair Sanábria e Jornalista – Reynaldo Felix
Sonoplastia: Marlon Fábio
Tema: Dia mundial conscientização violência contra pessoa idosa(15/06)
O dia 15 de junho foi declarado pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa – INPEA em parceria com a Organização das Nações Unidas, como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Todos os anos, a data é marcada por eventos no mundo todo, que têm como escopo mobilizar e sensibilizar a sociedade para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Este ano, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil (SDH/PR) dá mais um passo para que atos violentos contra essa parcela da população não aconteçam mais.
A sociedade precisa conscientizar-se de que a pessoa idosa é cidadã com direitos e merece envelhecer de maneira ativa e saudável. O Estatuto do Idoso, em seu art. 4º, prevê que “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”.
Estima-se que, em 2020, as pessoas idosas corresponderão a 14,2% da população brasileira. A preocupação com o desenvolvimento de políticas sociais públicas voltadas para a promoção, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas adquire, a cada ano, relevância inédita para a definição da agenda política brasileira. Fonte : Correios
Participações:
-Prof. Jaci Curado : Doutora em Psicologia social UFGD – realiza oficinas nos “CRAS” de Dourados –
“Projeto Conhecer para Incluir”;
-Prof. Márcia Alvarenga –Enfermeira e coord. curso enfermagem UEMS – palestra sobre “Envelhecimento ativo e saudável”;
-Ledi Ferla – Secretária Assistência Social Dourados;
-Roney Farias – Coord. Lar do Idoso/Dourados-Ms.
-
Content section component