2° ‘Pedal Cristo’ reúne centenas de ciclistas em Dourados
Da redação
O 2º Pedal Cristo reuniu neste domingo em Dourados centenas de ciclistas. A concentração ocorreu por volta das 14h, na igreja matriz, local de partida dos “ciclistas de Cristo”. O bispo Dom Redovino Rizzardo realizou uma missa campal na frente da igreja – praça Antônio João.
Trajados de camiseta amarela, os ciclistas foram chegando aos poucos, até deixar a praça Antonio João lotada. Por volta das 15h, após a missa, todos saíram rumo ao shopping, onde de lá retornaram pela avenida Marcelino Pires, até o parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, retornando até a igreja. Famílias inteiras participaram do programa, com destaque ao grupo de crianças, acompanhadas dos pais. Um trio elétrico animou o público.
Durante o trajeto foram exibidos cartazes. Sergundo o padre Crispim, pároco da igreja matriz Imaculada Conceição, o evento, além de ser um misto de lazer, esporte é, sobretudo, de conscientização sobre o ciclismo e trânsito, fatos sociais que não podem passar despercebidos. O evento também chamou a atenção para a utilização da bicicleta como transporte alternativo não poluente, que gasta pouco, mas que seu uso precisa ter regras, para não provocar acidentes, assim como serviu para alertar os usuários de automóveis, para que não desrespeitem o ciclista, no seu direito de locomoção.
A condução do evento – com a ajuda de parceiros -, é de responsabilidade da Igreja Católica, especialmente da Catedral, que por sua vez, também trouxe em debate a problemática do Tráfico Humano, tema da Campanha da Fraternidade de 2014. Para celebrar essa proposta, foram feitas paradas com apresentações teatrais e danças onde esta realidade trágica foi refletida entre os centenas de ciclistas que participaram do evento.
A Rádio Coração FM fez a cobertura do evento, transmitindo a missa campal e entrando com flash ao vivo do trajeto com o repórter Reynaldo Felix e Junior Silva nos estúdios da emissora.
Fotos:Estanislau Sanábria
-
Content section component