Acidigital
A Igreja tem muitos costumes e tradições históricas relacionadas ao manuseio dos restos mortais de um papa entre o momento de sua morte e seu sepultamento.
Alguns desses costumes caíram em desuso — como bater três vezes na cabeça do papa com um martelo para confirmar sua morte — ou foram removidos ao longo do tempo por meio de várias reformas papais.
O papa Francisco fez várias mudanças no processo fúnebre na segunda edição do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis de 1998, livro litúrgico da Igreja para os ritos fúnebres dos papas.
Segundo o mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias da Santa Sé, dom Diego Ravelli, a nova edição do livro litúrgico, lançada no ano passado, foi solicitada pelo papa Francisco pelo desejo de “simplificar e adaptar alguns ritos para que a celebração do funeral do bispo de Roma expresse melhor a fé da Igreja em Cristo ressuscitado, Pastor eterno”.
Na Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, o processo é dividido em três etapas, chamadas “estações”.
Primeira estação
Depois da morte do papa, o diretor dos serviços de saúde do Vaticano, atualmente Andrea Arcangeli, examina o corpo e prepara o atestado de óbito. Ele também providencia a preservação adequada do cadáver para que sua exposição pública possa ser feita “com o maior decoro e respeito”.
Os restos mortais do papa são então vestidos com a batina branca e levados para a capela papal privada para o “rito da constatação da morte e deposição no caixão”, feito pelo camerlengo, que atualmente é o cardeal Kevin Farrell.
Depois das orações, o corpo do papa — vestido com vestes litúrgicas vermelhas, com mitra e pálio — é colocado num caixão de madeira simples com revestimento de zinco, em vez de um esquife elevado, o chamado cataletto (leito de morte), como foi usado pelo papa são João Paulo II e pelo papa Bento XVI.
O círio pascal é colocado perto e aceso para a próxima parte do rito, com a aspersão de água benta sobre o corpo. O caixão com os restos mortais do papa é colocado num local adequado dentro do Vaticano para visitação e oração até ser levado para visitação pública.