Acidigital
Akemi One, de Patos (PB), vai fazer 15 anos em agosto, mas seu presente de aniversário será adiantado. E foi uma surpresa: ela vai a Roma para a canonização do beato Carlo Acutis, em 27 de abril. “Não caiu a ficha ainda”, disse Akemi à ACI Digital. “É como se fossem os meus 15 perfeitos: canonização de Carlo Acutis, estar lá no Vaticano e no ano jubilar. Parece que é um sonho que está se tornando realidade”.
Akemi é irmã da influenciadora digital católica Ana Beatriz Medeiros, 25 anos. Ana Beatriz conheceu o padre Fábio Vieira, que por um ano morou com a família de Carlo Acutis, na Itália. No ano passado, por causa de um problema de saúde da irmã, aproximou-se do futuro santo. Akemi teve um tumor maligno na mandíbula. “Foram quase sete meses de tratamento, depois ela fez a cirurgia, fez quimioterapia. E uma pessoa, uma seguidora minha disse: Bia, pede ao Carlo, vai conversando com ele, que ele vai te ajudar”.
Beatriz começou a pedir a intercessão de Carlo Acutis, o adolescente italiano que morreu de leucemia aos 15 anos, em oração. “Dizia que, se ele ajudasse a minha irmã, eu ia me tornar muito amiga dele”.

Quando, em setembro passado, tudo deu certo com a cirurgia de Akemi, Ana Beatriz fez promessa de falar de Carlo Acutis onde quer que estivesse.
Pesquisando sobre o beato, Ana Beatriz chegou ao perfil do padre Fábio Vieira no Instagram. O sacerdote foi à casa da família de Carlo em 2020 e, quando tudo foi fechado por causa da pandemia de covid-19, ele ficou morando com os Acutis por um ano. Hoje, é um dos maiores propagadores da devoção ao futuro santo no Brasil.
No carnaval deste ano, Ana Beatriz participou de um retiro em Campina Grande (PB), no qual estava o padre Fábio. Ela se aproximou dele e surgiu uma amizade. O padre, que vai para a canonização com um grupo de peregrinos, chamou-a para ir junto.
Sem dinheiro para pagar a viagem, Ana Beatriz se ofereceu para fazer a cobertura do evento para as redes sociais. “A pessoa mais próxima que nós temos do Carlo é o padre Fábio. Eu disse: tem jovens que não vão poder ir para Roma, mas que queriam estar lá. Então, vai ser através do senhor que as pessoas vão ver”, contou Ana Beatriz.