Acidigital
O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice divulgou na terça-feira (11) o calendário do papa Francisco para os meses de março e abril deste ano, que inclui a pausa nas atividades da Cúria Romana para os exercícios espirituais da Quaresma.
Em 5 de março, o papa vai celebrar a missa da Quarta-feira de Cinzas na basílica de Santa Sabina, sede da Ordem dos Dominicanos em Roma, no monte Aventino, uma das sete colinas de Roma e próxima à sede dos Cavaleiros de Malta.
Segundo o Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, a missa, que marca o início da Quaresma, vai acontecer às 17h (13h no horário de Brasília) e contará com a presença de cardeais, arcebispos e bispos, além dos monges beneditinos de Santo Anselmo, dos padres dominicanos de Santa Sabina e alguns fiéis.
Meia hora antes, às 16h30 (12h30 no horário de Brasília), haverá uma procissão penitencial saindo da igreja de Santo Anselmo. Essa é uma tradição iniciada pelo papa são Gregório Magno logo depois da construção da basílica de Santa Sabina em 422 d.C.
A última vez que o papa Francisco participou dessa procissão foi em 2022.Quatro dias depois, em 9 de março, coincidindo com o primeiro domingo da Quaresma, o papa vai celebrar uma missa por ocasião do Jubileu do Mundo do Voluntariado, um dos eventos mais importantes previstos para o Ano Santo.
No mesmo dia, às 17h (13h no horário de Brasília), Francisco e os cardeais da Cúria Romana vão começar os exercícios espirituais quaresmais na Aula Paulo VI, no Vaticano, o que marcará uma pausa em sua programação até 14 de março.
Em anos anteriores, o papa costumava viajar com os superiores da Cúria Romana a um convento reservado e tranquilo que permite maior devoção para exercícios espirituais. No entanto, desde 2020, quando ele cancelou a viagem por estar resfriado, Francisco vem fazendo os exercícios espirituais no Vaticano. Essa é a primeira vez desde a pandemia de COVID-19 que o papa Francisco e os cardeais da Cúria Romana fazem exercícios espirituais juntos.
O primeiro evento litúrgico que o papa Francisco vai celebrar no próximo mês será a missa marcada para as 10h30 (7h30 no horário de Brasília) por ocasião do Jubileu dos Enfermos e do Mundo da Saúde.