Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Rádio Coração destaca Jubileu de Platina da Escola Imaculada Conceição

- Publicidade -

Na tarde de quarta-feira(12/02) Irmã Adriana Renata Santos, diretora; Eliane Maria Amaro, Supervisora Educacional e Celina Pereira Oliveira, Coordenadora do Ensino Religioso, participaram do programa ‘Um só Coração’, da Rádio Coração com a comunicadora Ozair Sanábria e na oportunidade, destacaram um pouco da historia da Escola Imaculada Conceição, que em Março de 2025 completa o seu Jubileu de Platina, 70 anos de trabalho em Dourados.

História:

A Escola Franciscana Imaculada Conceição (EIC), fundada em 1º de março de 1955, na cidade de Dourados-MT, atual Mato Grosso do Sul, fundamenta sua trajetória histórica do compromisso firmado entre Dom Orlando Chaves e Madre Antoninha, em julho de 1954, para que as Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã viessem trabalhar com a catequese, posto de puericultura e escola primária. Assim, seis Irmãs e duas Madres foram designadas a missão: Madre Liuba Heck, Irmã M. Rosita Meyer, Irmã Alfredina Sturp, Irmã M. Iracema Grings, Irmã Miraci Admans e Irmã Leonarda Lunkes, Madre Loudes e Madre Norbertina.

A Escola Imaculada destaca-se no município como primeiro colégio confessional católica a trabalhar com a formação de professores na região, ao instituir o Curso Normal nos anos seguintes a sua fundação. A vinda das irmãs para Dourados confirmou o perfil missionário educativo e o compromisso de espalhar o legado deixado por Madre Madalena Daemen, fundadora da congregação iniciada na Holanda, em 1835. Com essa atitude, a província Imaculado Coração de Maria, instalada no Rio Grande do Sul, rompeu fronteiras ao assumir a missão evangélico educativa em outro estado, em vias de propagar “Paz e Bem” de Francisco de Assis e “Deus Cuida” de Madre Madalena.

A instalação da Escola Imaculada, na época Instituto Educacional de Dourados, foi muito bem recebida pela sociedade douradense, que almejava o tão sonhado progresso da região.  A acolhida das irmãs, ao chegarem de viagem, foi feita por Frei Teodardo e autoridades do município.

As primeiras aulas iniciaram-se no dia 1º de março de 1955 com 300 alunos.  De 1955 a 1961, implantam-se os seguintes cursos: Normal Regional e Normal Colegial (1959) e o Ginásio Secundário (1961). Em 1962, o Instituto Educacional de Dourados se transformou no Colégio Imaculada Conceição e, em 1971, instituiu-se o Pré-primário e Primário. Na sequência, o Ensino Médio (1972) Magistério de 1ª a 4ª série (1974 a 1991), Curso Técnico em Laboratório Médico (1974 a 1986), curso de 2º grau com habilitação básica em Química (1978 a 1982), 2º grau com habilitação em Auxiliar de Patologia Clínica (1975 a 1978) e Curso Técnico em Alimentos (2004).

Atualmente, a Escola Franciscana Imaculada Conceição, assim intitulada a partir de 1998, pertence a Rede SCALIFRA-ZN e mantém todos os níveis da Educação Básica: Educação Infantil, com destaque para o Berçário, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além das aulas regulares, oferece atendimento integral, em horário estendido, de forma opcional, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Práticas esportivas e movimentos rítmicos acontecem como atividade extracurricular aos que desejam este serviço. Bem como a escola é polo EAD da UFN Universidade Franciscana.

(Fonte www.escolaimaculada.com)

Reveja o programa na íntegra:

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.