ESPN
Acabou a espera. Depois de longos 29 anos, o Botafogo é campeão brasileiro! O Glorioso venceu o São Paulo por 2 a 1, neste domingo, dia 08 de dezembro, no estádio Nilton Santos, na última rodada, e faturou o título pela 3ª vez em sua história.
Savarino e Gregore marcaram para o Alvinegro, que oito dias após conquistar a Libertadores de forma inédita, levantou a segunda taça na temporada. William Gomes descontou para o tricolor paulista.
Dessa forma, o Botafogo torna-se o terceiro clube da história do país a ganhar a Glória Eterna e a Série A no mesmo ano, ao lado do Santos de Pelé, em 1962 e 1963, e do Flamengo de Jorge Jesus, em 2019.
O time carioca encerra o Brasileirão com 79 pontos, seis a mais que o vice Palmeiras.
Agora, com os dois títulos na bagagem, a embalada equipe de Artur Jorge embarca rumo a Doha, no Qatar, para enfrentar o Pachuca, na quarta-feira, às 14 horas (de Brasília), pela Copa Intercontinental.
O jogo
O Botafogo entrou em campo precisando de ”apenas” um empate para se sagrar campeão brasileiro.
Engana-se, porém, quem achou que o São Paulo facilitaria a vida dos botafoguenses para não ”ajudar” o rival Palmeiras.
Isso porque o Tricolor começou o jogo melhor, trocando passes e freando o ímpeto do Alvinegro.
Só que aos poucos, o Botafogo foi entrando na partida. Até que aos 36 minutos, Savarino tocou por cima de Jandrei e abriu o placar no Nilton Santos.
O segundo quase veio na sequência, quando Alex Telles parou em Jandrei e, no rebote, o goleiro são-paulino fechou o gol no chute de Igor Jesus.
Em vantagem, o Alvinegro voltou ditando o ritmo da partida no 2º tempo e poderia ter ampliado aos 12 com Luiz Henrique, mas o goleiro são-paulino fez outra defesa para evitar.
Até que aos 17, William Gomes aproveitou a bobeada de Marlon Freitas e deixou tudo igual para o São Paulo no Nilton Santos.
A equipe paulista até se animou com o gol, mas não conseguiu mais balançar as redes. A carioca, por sua vez, se fechou, já que mesmo com o empate ainda seria campeã.
Já nos acréscimos, no último minuto de jogo, Gregore, expulso na final da Libertadores, fez o segundo e sacramentou o título do Botafogo.