Da redação
Às 11h, de domingo(22/09) Dom Henrique Aparecido de Lima, bispo da diocese de Dourados/MS presidiu a missa em Ação de Graças pelos 90 anos de vida do atual vigário, da Paróquia São João Batista, Padre Wilbert(Beto), concelebrada pelo pároco Pe. Alex Dias, outros padres, diáconos e seminaristas da diocese com a igreja completamente lotada de fiéis e amigos do querido sacerdote. A histórica celebração foi carregada de emoção e homenagens e ao seu final foi servido um delicioso almoço aos convidados no salão paroquial no Jd. Água Boa.
História :
Padre Wilbert Maciel da Silva, carinhosamente conhecido como Padre Beto, nasceu no município de Ponta-Porã/MS no dia 24 de setembro de 1934, filho de Domingos Santana da Silva e Ecilda Maciel da Silva, teve cinco irmãos: Jorge, Fulvio e Facino e dois já falecidos: Eli e Diomedes. Em dezembro de 2024 completará 63 anos de ordenação sacerdotal, ordenado padre no dia 2 de dezembro de 1961, em sua terra natal, Ponta Porã/MS,
Após o curso ginasial e científico formou-se em Filosofia em 1957. De 1958 a 1961, fez o curso de Teologia no Seminário Central Imaculada Conceição, bairro Ipiranga, São Paulo, findo o qual recebeu o sacramento da Ordem.
Exerceu o ministério sacerdotal em Dourados, como secretário do bispo diocesano e professor no Instituto Sagrado Coração de Jesus.
Após passar por Dourados foi transferido para Bataguassu/MS e depois Presidente Wenceslau/SP até 1979, quando foi designado pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Maracaju/MS, onde permaneceu até 2008. Isto significa que dos 63 anos de ministério presbiteral, 32 anos foram consagrados à porção do Povo de Deus estabelecida nessa cidade e município.
Padre Beto é formado em Direito e é um dos fundadores da AMATTOS – Associação da Família Mattos.
Foi o primeiro padre Diocesano de Mato Grosso do Sul e o primeiro padre a ser ordenado na Diocese de Dourados. Chegou nesta cidade em 1961 permanecendo até 1968.
Sua ordenação constitui-se em fato notável para a Igreja do sul do então Mato Grosso, pois durante tantos anos atendido só por sacerdotes religiosos vindos de países da Europa e dos Estados Unidos, com a ordenação do Pe. Wilbert, começou a ter padres diocesanos nele nascidos ou que, desde pequenos, migraram com as famílias e o discernimento vocacional aconteceu na vida católica em diferentes paróquias.
Atualmente atua em Dourados, como vigário na Paróquia São João Batista, no bairro Jardim Água Boa.
Padre Beto esta sempre ao redor da Paróquia, com seu terço abençoando a todos que ali passam, atende com restrição as confissões nas missas.
Nossa homenagem:
Parabéns Padre Beto que Deus na sua infinita bondade lhe conceda muitos anos de vida.
“Bendito o homem que segue os caminhos do Senhor e em todos eles encontra a sua paz e a realização de um nobre ideal.”
Fonte: Facebook (Paróquia S.J. Batista)