O programa Ponto de Vista do sábado 21/09 teve como tema de debate: ‘Setembro Amarelo’ Mês de prevenção ao Suicídio. O dia 10 deste mês foi, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
Fonte: www.setembroamarelo.com
CIAP
Com foco em apoiar a saúde mental dos apenados, a Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) de Dourados lançou uma campanha especial para o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e ao cuidado com a saúde mental.
A campanha “Estourando a Dor” foi desenvolvida para proporcionar um suporte emocional adicional. Ao chegar à CIAP, os apenados são recebidos pela equipe multidisciplinar e são convidados a participar de uma atividade simbólica e terapêutica: estourar um balão. Este balão contém papéis com nomes de sentimentos ruins que a pessoa está sendo incentivada a deixar para trás.
CONVIDADOS:
– Dr. Wendel Lissa Dalpra: Médico Psiquiatra com atendimento no Hospital Universitário e Clínica Mente Saudável – Dourados/MS;
– Rosemeire Souza Martins – Psicóloga com mestrado em Ciência da Saúde pela UNB (Brasília/DF); foi professora universitária e coordenadora do curso de Psicologia da UNIGRAN Dourados/MS. Atua como Psicóloga Clínica no PRÓ – VIDA da Catedral Imaculada Conceição de Dourados e no PRÓ-VIDA da Paróquia São Carlos, do BNH III Plano, auxiliando também na coordenação.
Dra. Cláudia Rios : Advogada, Policial Penal – Coordenadora da CIAP de Dourados/MS;
Sra. Zelândia – Assistente Social – Membra da equipe multidisciplinar no CIAP de Dourados/MS;
O programa Ponto de Vista tem a apresentação do Padre Alexsandro da Silva Lima com produção de Ozair Sanábria e do Jornalista Reynaldo Felix e vai ao ar na Rádio Coração 95,7 FM todos os sábados das 7h30 às 9h.
Reveja o programa na íntegra: