Da redação:
O programa Ponto de Vista do sábado, 18/05, teve como tema: Vocação Sacerdotal e as Casas de Formação.
A vocação sacerdotal é um chamado de Deus para alguns homens dentro do povo de Deus a se tornarem um representante do sagrado como a própria palavra já nos indica: sacerdos significa sagrado e otis significa representante. Portanto, sacerdote é um representante do sagrado no meio do povo.
O sacerdote, o presbítero, ou ainda, o padre, como geralmente é chamado, recebe o sacramento da Ordem que lhe confere o múnus de ensinar, de santificar (por meio da liturgia) e de reger os fiéis leigos.
O sacerdote hoje é aquele que em toda a Sagrada liturgia atualiza este mistério de sacrifício de Jesus. O sacerdote age in persona Christi e, assim, quando ele diz “Isto é o meu corpo… Isto é o meu sangue…” é o próprio Cristo que está falando. A ação do sacerdote se prolonga para além da liturgia para ser um Alter Christus, isto é, ser a presença de Jesus no mundo.
SEMINÁRIO OU CASA DE FORMAÇÃO
O Seminário ou Casa de Formação é um lugar especial de experiências de crescimento, que vive numa dinâmica de aprendizagem de “ensaio e erro”.
Na Comunidade de Formação , a vivência dos valores evangélicos, formandos e formadores crescendo juntos, desconstruindo paredes e reconstruindo a casa interior no solo seguro da Igreja.
Cada Congregação ou Diocese tem um jeito de ser, um Carisma e uma Espiritualidade que distingue uma da outra. Aí reside uma riqueza rendansurável.
Todas as exigências a serem cumpridas, critérios para a formação, trabalhos diferentes, modo de alcançar resultados na Missão. Dessa forma, não é possível aplicar à Formação de todas as Congregações uma quantidade de tempo única para o término da Formação Inicial.
CONVIDADOS:
- Pe. Teodoro Benitez – Reitor do Seminário Propedêutico Sagrado C. de Jesus de Dourados/MS;(2010-2012/ 2023-2024)
Formador em Campo Grande Filosofia e Teologia, após a separação ficou como formador na Teologia.
Especialização em Sagradas Escrituras, Espiritualidade e Escola de Formadores, acompanhamento personalizado.
Já foi pároco: Ponta Porã, Caarapó, Laguna, Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte, Maracajú e Aral Moreira no MS.
- Pe. Juan Diego Giraldo Aristizábal –
Reitor do Seminário Maior Regional Maria Mãe da Igreja, de Campo Grande/MS
Filósofo e teólogo na Univ. Pont. Bolivariana (Medellín-Colômbia)
Mestre em Teologia dogmática com qualificação doutoral da Univ. Pont. Gregoriana (Roma).
Formação Sacerdotal como PSS (Padres de São Sulpício) em Montreal e Paris.
- Vinícius Fernandes Cubas : Estudante de Teologia pela UCDB – Campo grande/MS.
- O programa Ponto de Vista tem a apresentação do Padre Alexsandro da Silva Lima com produção de Ozair Sanábria e do Jornalista Reynaldo Felix e vai ao ar na Rádio Coração 95,7 FM todos os sábados das 7h30 às 9h. Reveja o programa na íntegra: