Acidigital
O Oratório de São José em Montreal não é apenas o maior templo católico do Canadá, é o maior santuário do mundo dedicado ao santo que é pai adotivo de Jesus.
O templo tem um comprimento total de 105 metros e uma altura total de 97 metros, do chão até a cruz na cúpula externa.
Também tem capacidade para 10 mil pessoas, 2.400 delas sentadas.
Estátua de São José no centro da igreja da cripta do santuário, realizada pelo artista italiano A. Giacomini em 1917. Mede 2,75 metros de altura. Crédito: L’Oratoire SaintJoseph du Mont-Royal.
A atual Basílica Menor e Santuário começou como um pequeno oratório, fundado em 1904 por santo André Bessette, da Congregação de Santa Cruz.
Imagem de Santo André Bessette. Crédito: L’Oratoire SaintJoseph du Mont-Royal.
Depois de várias ampliações do oratório, a Congregação de Santa Cruz aprovou a construção do santuário em 1914. A pequena capela com a qual tudo começou foi realocada quatro anos depois.
Em 1924, foi abençoada a pedra angular do santuário, com a presença de cerca de 35 mil fiéis.
Santo André Bessette, também conhecido como irmão André, morreu em 1937. Seu velório foi assistido por cerca de um milhão de pessoas. Sua causa de beatificação foi apresentada em Roma em 1960.
São João Paulo II proclamou o irmão André beato em 1982. No dia 11 de setembro de 1984, o “Papa Peregrino” visitou o Oratório de São José em Montreal.
No dia 17 de outubro de 2010, Bento XVI canonizou santo André Bessette.
O templo foi elevado à categoria de Basílica Menor em 1955, e sua inauguração oficial ocorreu no ano seguinte.
Em 17 de outubro de 2004, a basílica foi consagrada pelo então arcebispo de Montreal, cardeal Jean-Claude Turcotte, dando início às celebrações pelos 100 anos do oratório.