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Dez dados sobre a vida de são Lucas

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Hoje (18), a Igreja celebra a festa de são Lucas evangelista. Pouco se sabe sobre ele, mas algumas tradições foram transmitidas sobre sua vida.

1. Lucas é mencionado três vezes na Bíblia

  • Em Colossenses 4,14, São Paulo escreve: “Saúda-vos Lucas, o caríssimo médico, e Demas”.
  • Em 2 Timóteo 4,11, Paulo escreve: “Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é bem útil para o ministério”.
  • E em Filêmon 23-24, Paulo escreve: “Enviam-te saudações Epafras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus, assim como Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus colaboradores”.
  • É possível que esse Lucas seja o evangelista. Como ele é mencionado em três cartas, pode-se inferir que era um companheiro frequente de são Paulo. Ele também participou de seus trabalhos, pois é conhecido como um de seus “colaboradores”.
  • O fato de são Paulo dizer, em sua última carta, que “só Lucas está comigo” sugere que ele foi um companheiro particularmente próximo e fiel.
  • A referência a Lucas como “o caríssimo médico” indica quas seria seu ofício.
  • 2. São Lucas escreveu o terceiro evangelho e os Atos dos Apóstolos
  • São Lucas é identificado pela tradição desde o século II como o autor do terceiro Evangelho e do livro dos Atos dos Apóstolos.
  • Assim, terá escrito mais do Novo Testamento do que qualquer outro autor. Ambos os textos somam quase 38 mil palavras, ou 24% de todo o Novo Testamento.
  • 3. O evangelho de são Lucas é o que mais fala de Maria
  • O evangelho de são Lucas é um dos três “evangelhos sinóticos”, o que significa que cobre grande parte do mesmo território que os de são Mateus e são Marcos.
  • Por isso, se o evangelho de Lucas não tivesse sido escrito, ainda haveria uma grande parte da história de Jesus que teria sido preservada (não apenas por Mateus e Marcos, mas também por João). No entanto, há certas coisas que só Lucas registra, como as seguintes passagens:
  • Anunciação do nascimento de João Batista (1,5-25)
  • Anunciação do nascimento de Jesus (1,26-38)
  • A visitação de Maria a Isabel (1,39-56)
  • O nascimento de João Batista (1,57-80)
  • A circuncisão e apresentação de Jesus (2,21-40)
  • Jesus é achado no templo (2,41-52)
  • O filho da viúva de Naim (7,11-17)
  • A missão dos setenta e dois discípulo (10,01-20)
  • O bom samaritano (10,29-37)
  • “Maria escolheu a boa parte” (10,38-42)
  • O amigo à meia-noite (11,5-8)
  • A parábola do rico insensato (12,13-21)
  • A parábola da moeda perdida (15,8-10)
  • A parábola do filho perdido (15,11-32)
  • A parábola do administrador infiel (16,1-8)
  • Lázaro e o rico (16,19-31)
  • Dez leprosos são purificados (17,11-19)
  • A parábola da viúva persistente (18,1-8)
  • A parábola do fariseu e do cobrador de impostos (18,9-14)
  • Jantar com Zaqueu (19,1-10)
  • Quem é o maior? (22,24-32)
  • Jesus diante de Herodes Antipas (23,6-12)
  • 4. São Lucas usou fontes escritas e testemunhas oculares para escrever seu evangelho
  •  No início de seu evangelho, Lucas escreve:
  • “Muitos empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra. Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo”.
  • A referência de Lucas aos relatos de eventos no evangelho que o precederam e sua referência a ter “diligentemente investigado tudo” parece indicar que ele usou fontes escritas para algumas de suas informações.
  • Dadas as semelhanças que Lucas tem com Mateus e Marcos (os outros dois evangelhos sinóticos), é provável que ele tenha usado um ou ambos.
  • Ele também diz que obteve informações daqueles “que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra”.
  • Uma das testemunhas que ele conheceu foi a própria Virgem Maria. Lucas registra o material na narrativa da infância de uma forma que parce implicar que Maria foi a fonte de muito ou de tudo (Lucas 2,19-51).

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