Acidigital
Hoje (24) é a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, que, acompanhada de santos mártires e uma comitiva de seres celestiais, lançou um grito de glória que deixou são João Bosco impressionado.
Nas Memórias Biográficas, um conjunto de 19 livros sobre a vida de são João Bosco, ele narra um sonho especial que teve. Dom Bosco conta que um dia viu três jovens cheios de luz em um campo, que o convidaram a se aproximar e caminhar.
Dom Bosco de repente se encontrou com uma senhora, “magnificamente vestida e de indescritível beleza, majestade e esplendor, e rodeada por um senado de veneráveis anciãos que pareciam príncipes”. Muitos personagens radiantes a cercavam até onde a vista alcançava. Ela era a poderosa Maria Auxiliadora.
Nossa Senhora pediu ao santo que fosse à sua presença e disse que os três jovens que a acompanhavam eram os mártires Solutor, Adventor e Octavio.
Então, com um sorriso indescritível nos lábios, ela o encorajou amorosamente a continuar seu trabalho pelos jovens. Também disse que se ele confiasse n’Ela e em seu Filho, todos os obstáculos que encontrasse seriam derrubados.
Levantando depois de forma imponente a mão direita, exclamou com força e harmonia: “Haec est domus mea: Inde gloria mea!” (Esta é a minha casa: é daqui que virá a minha glória!).
Estas palavras deixaram dom Bosco impressionado e ele acordou. Na manhã seguinte, o santo foi imediatamente ao local indicado por Nossa Senhora.
Em outro sonho Maria Auxiliadora havia indicado a dom Bosco: “Neste lugar, onde os gloriosos mártires de Turim Adventor e Octavio sofreram seu martírio, nesta terra banhada e santificada com seu sangue, quero que Deus seja honrado de forma muito especial”.
Nossa Senhora não teria mencionado Salutor porque este santo fugiu ferido por um golpe de lança e morreu na cidade de Ivrea, manifestando sua fé em Cristo.
Dom Bosco pediu para investigar a zona onde Adventor e Octavio morreram. As conclusões mostraram que era muito provável que naquele lugar, no bairro de Valdocco, em Turim, Itália, onde ele tinha seu oratório, os jovens tivessem sido martirizados por volta do ano 300 d.C.
Dom Bosco construiu a grande basílica de Nossa Senhora Auxiliadora naquela área que a Virgem lhe indicou. Segundo as Memórias Biográficas, o altar-mor ergue-se no ponto exato em que lhe apareceu a Mãe de Deus.
Atualmente no topo da fachada da igreja estão, como protetores, as imagens de Solutor, Adventor e Octavio. Enquanto na cúpula mais alta está uma imagem radiante de Nossa Senhora Auxiliadora com a mão direita levantada.
Dentro da basílica está uma imensa pintura da Mãe de Deus carregando o Menino Divino e rodeada por um número significativo de apóstolos e santos. De lá, são João Bosco promoveu a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora em todos os cantos da terra.