O papa Francisco agradeceu as felicitações que recebeu de políticos da Argentina pelos seus dez anos de pontificado e pediu que se unam “para levar o país adiante”, ao final da audiência de hoje (15).
Os líderes de diferentes partidos da Argentina escreveram uma carta conjunta agradecendo ao papa por seus anos a serviço da Igreja.
“Gostaria de agradecer de maneira especial a todas as pessoas pertencentes aos partidos políticos e líderes sociais do meu país, que se reuniram para assinar uma carta de saudação por ocasião do décimo ano do pontificado”, disse o papa Francisco.
“Obrigado por este gesto. Ocorre-me dizer-lhes – assim como se uniram para assinar esta carta – seria belo que se unissem para conversar, discutir e levar o país adiante”, disse o papa.
A carta foi assinada pelo presidente da Argentina, o peronista Alberto Fernández, pela vice-presidente, Cristina Fernández, e por Aires Horacio Rodríguez Larreta, do partido Proposta Republicana, prefeito de Buenos.
Na carta, recebida pelo papa Francisco na última segunda-feira, os políticos manifestaram sua “admiração e proximidade pelo seu trabalho em favor da humanidade, particularmente das pessoas excluídas e pobres”.
Eles elogiaram a defesa do papa Francisco em favor da paz mundial, assim como a promoção de uma ecologia integral.
Os políticos também convidaram o papa a visitar o país argentino, ao qual não voltou desde que foi nomeado papa em 13 de março de 2013.
“Embora desejemos e aguardemos com expectativa a sua visita, confiamos na sua sabedoria para dizer sim e eventualmente quando”, escreveram eles na carta.