Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Entidades se unem para Semana Hepatite Zero em Itaporã

- Publicidade -

26/07/2019 08h53

Entidades se unem para Semana Hepatite Zero em Itaporã

A Ação será nesse sábado(27/07) das 8h às 11h, em 8 locais da cidade. As hepatites virais crônicas surgem de maneira silenciosa e podem demorar muitos anos para desenvolver complicações.

Da redação

Numa estimativa aponta que existam pelo menos 400 milhões de pessoas infectadas cronicamente pelos vírus das Hepatites B e C em todo o mundo. Além de mais um milhão infectadas pelo vírus Hepatite A todos os anos. As hepatites virais crônicas surgem de maneira silenciosa e podem demorar muitos anos para desenvolver complicações.

De acordo com o Ministério da Saúde, acredita-se que 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos casos de câncer hepático estão diretamente relacionados aos vírus de hepatite B e C, entretanto, apenas 5% dos portadores de hepatites estão diagnosticados. Por fim, é estimado 1,5 milhão de mortes relacionadas às hepatites virais.

“Segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. Mas existe luz no fim do túnel. Recentemente, a ciência chegou a um consenso: o de que as Hepatites Virais podem ser erradicadas do planeta no prazo de 15 a 20 anos. Para que isso aconteça, é preciso uma mobilização mundial”, observou a Presidente do Rotary Club de Rio Claro Alvorada, Regina Miquelloto, entidade envolvida nas ações, em parceria com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH).

  • Hepatite A

A transmissão da Hepatite A se dá principalmente através da ingestão de alimento ou água contaminada com o Vírus. Assim, mantém direta relação com baixa qualidade da água ingerida, condições sanitárias precárias e práticas de higiene pessoal.

O vírus da Hepatite A causa uma infecção aguda, que na maioria das vezes o organismo consegue resolver sem a necessidade de nenhum tratamento específico. Está disponível no SUS a vacina contra Hepatite A, porém, é indicada somente em casos selecionados, como pacientes que já possuem algum tipo de doença hepática ou algum quadro de imunossupressão.

  • Hepatites B e C

As Hepatites B e C são doenças crônicas que geralmente não apresentam sintomas numa fase inicial. Pode demorar anos para o surgimento de sintomas e, quando surgem, a doença já se encontra em fase avançada, como cirrose ou câncer hepáticos.

  • PREVENÇÃO

Entre as ações para prevenção e combate, a data 28 de julho foi escolhida como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Semana Hepatite Zero

Encabeçado por integrantes do Rotary Club, Prefeitura Municipal, Casa da Amizade e Associação Brasileira de Portadores de Hepatite, eles farão um ultirão de testes rápidos dos tipos A e B, direcionados para homens e mulheres com mais de 40 anos. A Ação será nesse sábado(27/07) das 8h às 11h, em 8 locais da cidade.

Entrevista na Rádio Coração:

O Sr. Argemiro C. de Almeida, presidente do Rotary Club de itaporã e Fabiana Vicente de Paula, Farmacêutica e Coordenadora da Atenção Básica do municipio, estiveram hoje(26/07) na Rádio Coração, em Dourados, para falar e destacar a grande campanha humanitária SEMANA EPATITE ZERO, que será realizada em Itaporã.

A entrevista foi realizada pelo comunicador Alcemir Soares. A Ação será nesse sábado(27/07) das 8h às 11h, em 8 locais da cidade.

Para maiores informações telefones das Unidades que atenderão na campanha : (67) 3451-1585, 3451-25554, 3451-1936, 3451 -1936, 3457-1118 e 9 9906-6182.

Fotos : Reynaldo Felix

Entidades se unem para Semana Hepatite Zero em Itaporã

Entidades se unem para Semana Hepatite Zero em Itaporã

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.