17/04/2019 08h41
Fotos da ‘Missa dos Santos Óleos’ na Catedral de Dourados
Uma das celebrações mais importantes do ano, ã oportunidade são apresentados pelo bispo diocesano os sacerdotes, seminaristas, religiosos e religiosas atuantes na Diocese de Dourados
Da redação
Fiéis de Dourados e região participaram na noite de segunda-feira, (15/04) da ‘Missa dos Santos Óleos’ e renovação das promessas sacerdotais. A celebração aconteceu às 19h, na Catedral Imaculada Conceição em Dourados. A missa foi presidida por Dom Henrique e concelebrada por padres e diáconos da Diocese de Dourados. Na celebração, foi realizada a renovação das promessas sacerdotais.
A ‘Missa dos Santos Óleos’ é uma das celebrações mais importantes do ano, momento em que os fiéis conheceram os sacerdotes atuantes na Diocese de Dourados, como padres diocesanos, religiosos, seminaristas de Dourados e os que já estão nos estudos filosóficos e teológicos em Campo Grande, diáconos permanentes e transitórios, membros de institutos e congregações, todos estes apresentados durante a Santa Missa.
- Entenda a celebração:
Missa Crismal na qual o Bispo concelebra com os presbíteros e consagra o santo crisma e abençoa os outros óleos, é considerada uma das principais manifestações da plenitude do sacerdócio de Cristo e sinal visível da profunda comunhão dos presbíteros com o seu bispo.
Além dos ritos tradicionais da missa, durante esta celebração o bispo consagra:
Óleo dos Catecúmenos
Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, liberta-o e prepara para o renascimento pela água e pelo Espírito.
Óleo do Crisma
Feito de mistura de óleo e bálsamo, significa a plenitude do Espírito Santo. O cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento da Ordem, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.
Óleo dos Enfermos
Usado na Unção dos enfermos, este óleo significa a força do Espírito de Deus para a pessoa provada pela doença e pelo avanço da idade. Traz fortalecimento da pessoa enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A Unção dos Enfermos pode propiciar a cura física e espiritual, dá o perdão dos pecados e a conformidade com o desígnio de Deus.
Ao final da missa foi entregue um presente para todo o clero. A liturgia foi preparada pelo Cerimonial Diocesano e Comissão Litúrgica da Diocese de Dourados. O pároco anfitrião, Pe. Crispim, fez um agradecimento a todos os que colaboraram para o acontecimento.
Fotos: Estanislau Sanabria