05/07/2017 09h58
Dom Henrique participa do encontro regional da Cáritas Oeste
30 de junho à 02 de julho na sede da CNBB Regional Oeste I, em Campo Grande/MS
Assessoria / Caristas Oeste
A Cáritas Brasileira em parceria com a Cáritas Diocesana de Dourados e Secretariado Regional da CNBB realizaram nos dias o seu 1º Encontro Regional de formação e articulação da Ação Cáritas no Mato Grosso do Sul. Este regional é uma prioridade para a Cáritas Brasileira, pois somente a Diocese de Dourados conta com Cáritas Diocesana.
O Encontro que contou com a presença de representantes de 4 dioceses do regional: Campo Grande, Coxim, Naviraí e Dourados, começou na sexta-feira à noite com um documentário: “Sua missão é o próprio amor”, que ilustra os 60 anos de história da Cáritas no Brasil, seus desafios e também suas conquistas adquiridas com o trabalho realizado pelos seus mais de 15 mil agentes, um filme bastante interessante que ressalva a mística e a espiritualidade do agente Cáritas, o seu papel na sociedade, mostrando sua verdadeira identidade, além de expor a realidade de uma sociedade que precisa de ajuda.
No sábado, após o momento de Espiritualidade conduzido pela Cáritas de Dourados com tema: Cf 2017 – Biomas Brasileiros, iniciou-se a formação com assessoria de Vanderlei Martini – assessor Local de Economia Popular Solidária e um dos assessores de referência da Cáritas Brasileira para Articulação do Regional Centro-Oeste. Os temas trabalhados com o grupo presente neste dia, foram: 1- O que é a Cáritas, como ela está organizada no Brasil e no mundo, sua atuação na defesa de direitos e no combate as desigualdades, exclusão e vulnerabilidade social; 2 – Apresentação da Experiência de 14 anos de atuação da Cáritas Diocesana de Dourados, Cáritas Paroquial de Ivinhema e Cáritas Paroquial de Bataguassu – Diocese de Naviraí e as Cáritas Paroquiais da Diocese de Dourados: Coronel Sapucaia, Maracaju, Itamarati (comunitária), Nova Alvorada do Sul (em formação).
Dom Henrique, Bispo de Dourados e Referencial das Pastorais Sociais no Regional, frisou a importância que a Cáritas tem na Diocese de Dourados, os seus avanços na ação social e na pastoral de conjunto, além do seu carisma de promover a dignidade e a promoção da vida humana através dos seus principais projetos: Geração de Renda através do Fundo Solidário, Plantas Medicinais, Segurança Alimentar, e tantos outros que se tornaram de fato referência para a ação social tanto na Diocese de Dourados, quanto no próprio regional.
Vanderlei, também apresentou detalhadamente o novo marco referencial da Cáritas Brasileira para este quadriênio (2017-2020), provocou a reflexão sobre o tema “Pastoralidade e Transformação Social” que também foi o tema do V Congresso Nacional da Cáritas realizado nos dias 09 a 13 de novembro de 2016 em Aparecida-SP.
Além disso, os participantes em grupos refletiram os principais desafios pastorais do regional. E para fechar o dia de sábado, houve a confraternização fraterna com tema de festa Junina.
O domingo iniciou-se com a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Adriano Stevaneli – diretor do ITEO (Instituto Teológico João Paulo II) e após a introdução do dia, os participantes se reuniram novamente em grupo para elencar sugestões de ações e temas para a ação da Cáritas e fortalecimento do regional a partir dos desafios pastorais do regional apresentados pelos grupos no dia anterior. A partir das propostas elencadas, motivou-se a criação de um plano de ação para animação da Cáritas no Regional Oeste 1, sendo assim, a assembleia presente definiu os seguintes passos:
Os participantes deste Encontro retornarão às suas dioceses de origem e refletirão os desafios pastorais na sua diocese e realizarão um levantamento das deficiências sociais encontradas;
Com esses dados em mãos, este grupo se reunirá com seu Bispo Diocesano, para realizar o repasse deste encontro, além disso, discutirão os dados levantados e as propostas apresentadas pela Cáritas na busca do combate a essas vulnerabilidades sociais;
A partir dessa reunião, o Bispo Diocesano, juntamente com grupo participante, escolherá 3 pessoas de referência da Diocese para participar da comissão de articulação da Cáritas no Regional;
Essas 3 pessoas indicadas pelo grupo presente neste encontro e pelos Bispos das 7 dioceses que compõe o regional, irão participar do próximo Encontro Regional da Cáritas agendado para o dia 02 de setembro, na sede da CNBB, juntamente com os Bispos do Regional.
Por fim, após alguns avisos e encaminhamentos, houve a Mística Final, conduzida pela Cáritas de Dourados com o tema “SOMOS CÁRITAS, SOMOS SOLIDARIEDADE”, encerrando assim, o 1º Encontro Regional de Formação e Articulação da Cáritas no MS.
Fotos : Caritas Oeste
-
Content section component