14/12/2015 08h33
Catedral abre Porta Santa em celebração ao ano da misericórdia
Papa Francisco enfatizou o sentido desse Ano Santo: um tempo favorável para contemplar a misericórdia divina que ultrapassa qualquer limite humano.
Dept. Jornalismo
Realizada na tarde do sábado(12) a missa solene de abertura do ano da Misericórdia e da Porta Santa, na Catedral Imaculada de Dourados.
Pe. Crispim Guimarães, pároco da Catedral, presidiu a celebração, já que o bispo dom Redovino Rizzardo, se encontrar em recuperação de saúde. A missa foi concelebrada por padres e diáconos de Dourados.
No primeiro momento os fiéis se concentraram no calçadão da praça Antonio João, após a abertura da Porta Santa, momento que marca simbolicamente o início de um Ano Santo, os sacerdotes e as milhares de pessoas se dirigiram para o interior da igreja para dar prosseguimento a celebração.
- 2015-2015 Ano da Misericordia
“Sede misericordiosos como o Pai”. Este será o lema do Ano da Misericórdia que tem início no dia 8 de dezembro desde ano, na solenidade da Imaculada Conceição, e se concluirá em novembro de 2016.
O Ano extraordinário foi convocado pelo papa Francisco durante celebração da penitência, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Naquela ocasião, ele destacou. “Pensei muitas vezes no modo como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. É um caminho que começa com uma conversão espiritual; e devemos fazer este caminho. Por isso decidi proclamar um Jubileu Extraordinário que tenha no seu centro a misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia”, disse Francisco.
A iniciativa do papa convida ainda os fiéis do mundo inteiro a celebrarem o Sacramento da Reconciliação. De acordo com comunicado da Santa Sé, a abertura do jubileu irá acontecer no 50º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II e, “adquire um significado particular, impelindo a Igreja a continuar a obra começada pelo Vaticano II”.
Fotos Estanislau Sanábria
-
Content section component