Ouça a Rádio Coração Ao Vivo

Alerta para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

- Publicidade -

10/12/2015 16h44

Alerta para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Nesta quinta-feira (10) o programa Um Só Coração trouxe o alerta sobre as três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegyti e que vem preocupando a população: dengue, chikungunya e zika vírus. Ozair Sanabria entrevistou Devanildo de Souza, gerente da Vigilância Epidemiológica, e Rosana Alexandra da Silva, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Durante a entrevista, Devanildo alertou para os seis casos de zika vírus em Pedro Juan Caballero, mas afirmou não ter nenhuma notificação nem caso confirmado da doença em Dourados. Já da chikungunya teve um caso confirmado e quatro notificados. A pessoa com chikungunya contraiu a doença na Bahia. Sobre a dengue os dados são mais expressivos, 2.473 notificações e 1.294 casos confirmados. Os dados são atualizados semanalmente nas terças-feiras.

“Todo mundo tem que ser parceiro”, disse Rosana sobre o controle do mosquito transmissor. Ela comentou que na cidade são feitas duas ações, uma mecânica, de visita individual a casas e estabelecimentos pelo agente de endemias, e outra química, no qual é passado o fumaceiro pelas localidades do município.

O alerta é para que a população procure uma unidade de saúde o mais rápido possível em caso de sintomas. Na dengue é característico ter febre alta, manchas no corpo, quedas no número de plaquetas e risco de hemorragia. Na chikungunya, o sintoma mais evidente é dores fortes nas articulações. Por fim, a zika vírus dá ao doente febre baixa, manhas com coceira pelo corpo e conjuntivite sem secreção.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-7753.

Fotos: Vanessa Freixo

Ozair Sanabria, Rosana da Silva e Devanildo de Souza

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Fale com a Rádio Olá! Selecione um contato.