Encontro focolares no IPAD
Dept. Jornalismo
Realizado neste último final de semana, (04,05,06 e 07/09)no IPAD(Instituto de Pastoral de Dourados) o ‘Mariápolis’, encontro muito especial, aberto a quem quer conhecer a espiritualidade do Movimento dos Focolares. É, na prática, uma experiência de sociedade renovada pelo Ideal da Unidade.
Movimento Focolares
O Movimento dos Focolares é composto por uma grande variedade de pessoas: jovens, adultos, crianças, adolescentes, famílias, sacerdotes, religiosos/as…
A estrutura do Movimento articula-se em 18 ramificações cujos membros, actuando nos vários sectores da sociedade (económico, social, político, pedagógico, artístico, etc.), contribuem para a construção de uma sociedade renovada, porque iluminada pelo Evangelho.
O coração do Movimento é o “focolar” , o primeiro núcleo de unidade onde se desenvolveu o Movimento “que pouco a pouco, se foi revelando conforme um desígnio específico de Deus”, como afirma Chiara Lubich. o_focolarÉ uma pequena comunidade com um novo estilo de vida, que tem como modelo a Família de Nazaré. É composta por leigos, virgens (distintamente homens e mulheres) e pessoas casadas que, vivendo na própria família, se doam totalmente a Deus.
O principal compromisso dos membros é viver com radicalismo o mandamento do amor recíproco, para que se mantenha sempre viva aquela presença de Jesus que Ele próprio prometeu a quem estiver unido em Seu nome. (Mt 18.20).
O primeiro focolar surgiu em Trento, com Chiara Lubich e as suas primeiras companheiras, em 1944. Em 1948, teve início o primeiro focolar masculino. Actualmente estas comunidades são 780, em 87 países.
Fotos : Estanislau Sanábria
-
Content section component