‘Ponto de Vista’ fala da missão do leigo na Igreja
Programa Ponto de Vista:
Apresentação / Pe. Crispim Guimarães;
Produção: Ozair Sanábria e Jornalista – Reynaldo Felix;
Data 23/ Agosto/2013
Tema : Agosto mês missionário
‘Missão do Leigo na Igreja’
No Cristianismo, os leigos ou fiéis são aqueles que não são ordenados, isto é, que não receberam o sacramento da Ordem. Os leigos compõem a maior parte da Igreja e têm a missão de testemunhar e difundir o Evangelho, bem como uma vocação própria a de procurar o Reino de Deus, iluminando e ordenando as realidades temporais segundo Deus, correspondendo assim ao chamamento à santidade e ao apostolado, dirigido a todos os batizados .
Mas, mesmo que não sejam clérigos, eles devem também participar das mais diversas formas no governo e administração das suas igrejas locais.
Atualmente, os leigos podem ser divididos em dois grupos: o dos católicos não-praticantes, que tende ser cada vez maior nos países desenvolvidos e ocidentais; e o dos católicos praticantes. Mas esta classificação não está oficializada pela Igreja Católica.
Dentro do grupo dos leigos, existem também aqueles que, não sendo ordenados, são membros consagrados, que normalmente agrupam-se em institutos seculares ou até em ordens religiosas(Ex. As comunidades católicas como Shalom.). Porém, na linguagem corrente e prática, este grupo de consagrados é excluído dos leigos.
Fonte : Wikipédia
Participações :
Inês Pereira Buturi Arruda – Comissão Diocesa da Liturgia
Marcus Vinícius – Coordenação movimento ‘DECOLES’
Maria de Lurdes Pinheiro – Coordenadora RCC (Renovação Carismática Católica);
Vanderlei – Enchei-vos ;
Glicéria e Pe. Casemiro, Paroq. N.S. Fátima – Schoenstatt / Mãe Peregrina –
-
Content section component